Cofres, Curiosidades

5 Curiosidades sobre Cofres

Os cofres são sinônimos de segurança e confiabilidade. São, sem sombra de dúvidas, os melhores locais para guardar joias, dinheiro, armas, documentos, escrituras e todo tipo de objeto que represente valor para seus usuários.

Ao longo dos anos, os cofres se tornaram muito populares e cada vez mais modernos e seguros. Além disso, a história mostra uma série de curiosidades interessantes sobre eles.

Separamos cinco curiosidades sobre os cofres. Acompanhe:

 

1 – O Cofre Porquinho

 

Há muito tempo atrás, mais precisamente no século XVI, era costume guardar dinheiro em potes feitos de argila, chamada Pygg. A semelhança com a palavra pig (porco, em inglês) causou um equívoco que se tornaria o formato mais famoso dos cofres ao redor do mundo.

Em uma encomenda recebida, um ceramista inglês confundiu a composição da argila (Pygg) com a palavra em inglês pig, e concluiu que a solicitação pretendia que os cofres fossem produzidos em formato de porco.

O modelo caiu nas graças das pessoas e até hoje é a primeira referência quando falamos de cofres, poupança e economia de dinheiro.

Entre as crianças, faz um sucesso imenso e, geralmente, é a primeira relação do ser humano com o ato de guardar dinheiro para comprar alguma coisa.

 

2 – O Cofre Mais Seguro do Brasil

 

O cofre da Casa da Moeda é o mais seguro do Brasil. Todo o aparato tecnológico que envolve esse sistema é de assustar. Para conseguir entrar neste cofre, é preciso passar por uma revista rigorosa, inclusive os funcionários do local.

Os cofres da Casa da Moeda são construídos em caixas metálicas totalmente seguras, com certificação digital e tecnologia de ponta. Afinal, é o que se espera do local onde são guardadas as notas de real produzidas no Brasil, antes que elas sejam enviadas para o Banco Central.

 

3 – Antwerp Diamond Center

 

Antwerp Diamond Center

Antwerp Diamond Center – Diamantes

Localizado na Bélgica, a Antwerp Diamond Center é considerado o depósito de diamantes mais seguro do planeta e, contraditoriamente, foi o local que sofre um dos assaltos mais curiosos, em 2003.

Armazenando cerca de 70% dos diamantes do mundo, o sistema conta com sensores sísmicos, radares Dopler, detectores de calor e uma impressionante trava de segurança capaz de fazer mais de cem milhões de combinações.

Mas todo esse enorme sistema de segurança foi vítima de uma gangue de italianos, conhecida como The SchoolofTurin, que roubou cerca de US$ 100 milhões em diamantes.

De maneira enigmática, conseguiram desligar os alarmes e invadir o cofre sem que ninguém percebesse a ação.

Suspeita-se que o roubo tenha sido encomendado por vendedores de diamantes que queriam dar um golpe na companhia de seguros.

O acontecimento levou a administradora do cofre a aprimorar o seu sistema de segurança. Todavia, o roubo de 2003 será sempre lembrado como um dos mais extraordinários da história.

 

4 – O Cofre do Papa

 

O cofre do Papa é considerado uma peça indestrutível. À prova de fogo, o cofre é construído em carbono, madeira maciça, alumínio, vidros de Murano e couro. Com travamento digital, é avaliado em R$ 12 milhões e é uma das referências de cofres mais seguros do mundo.

 

5 – O Cofre de El Cid Campeador

 

Cofre de El Cid Campeador

Cofre de El Cid Campeador

Até hoje não se sabe se a história de Rodrigo Díaz de Vivar, o El Cid Campeador. Todavia, trata-se de um cervo importante da literatura castelhano.

Segundo a narrativa, Rodrigo Díaz de Vivar, quando exilado por Afonso VI, precisava conseguir dinheiro para pagar a companhia de cavaleiros que o acompanharia em seu exílio.

Como não possuía dinheiro para isso, foi ao encontro dos judeus burgaleses e conseguiu o dinheiro necessário. Em troca, deixou um cofre que, segundo Díaz, estava repleto de joias de muito valor.

Os judeus aceitaram, imaginando que o cofre continha joias de valor tão estimado que eles ganhariam muito mais do que a quantia emprestada a Rodrigo Díaz.

Ao receber o dinheiro, Díaz saiu imediatamente da cidade com seus cavaleiros. E, quando os judeus abriram o cofre, constataram que tinham sido vítimas de uma armação, pois as pedras que haviam em seu interior era totalmente sem valor.

Posts Relacionados