Conheça os maiores cofres do mundo!
1 – O Cofre da Igreja Mórmon
Desde 1894, os mórmons recolhem dados sobre famílias de todas as partes do globo, em cartórios de registro civil, em igrejas católicas e protestantes, e nos arquivos públicos – quase cinco bilhões de documentos históricos com informações.
Esse material foi microfilmado e guardado num cofre que fica a 180 metros de profundidade, na Granite Mountain, em Utah (EUA), e há mais de 35 bilhões de microfilmagens. Estima-se que a Igreja possua mais de 280 milhões de cópias de documentos de famílias brasileiras.
O cofre é à prova de armas nucleares, fogo, terremotos e enchentes. O ar é climatizado e trocado a cada 6 horas para evitar que qualquer partícula sólida fique em suspenso. Há sensores térmicos infravermelhos, espalhados dentro e fora do cofre, capazes de detectar qualquer tipo de movimento que aconteça. Esse cofre ainda é protegido por uma porta que pesa cerca de 14 toneladas.
2 – O Banco da Inglaterra
Localizado em Londres, onde uma espécie de refeitório estava instalada na década de 40, o enorme cofre do Banco da Inglaterra abriga nos dias de hoje uma quantidade exorbitante de ouro: mais de 4,6 toneladas, divididas em barras de 12 kg, que somam mais de 197 bilhões de libras.
O cofre é protegido por uma porta à prova de bombas de 25 toneladas, que é aberta a partir de um moderno sistema de reconhecimento de voz e por uma chave que tem quase um metro de comprimento. Apesar de toda riqueza resguardada lá, o ambiente não é nada luxuoso, contendo apenas pôsteres de combatentes da Segunda Guerra Mundial pregados nas paredes.
3 – Fort Knox
Esse cofre fica no estado do Kentucky, nos Estados Unidos, e guarda cerca de 7 toneladas de ouro – cerca de 2,5% de todo o metal dourado que a humanidade já viu.
O edifício é uma fortaleza protegida por paredes de granito sólido e uma porta que pesa 20 toneladas. A senha é uma combinação que muda ao longo do tempo e é fornecida por várias pessoas, a fim de se ter acesso liberado. Ao lado do cofre, há a base do Exército dos Estados Unidos, o Fort Knox. Assim, além de todo um sistema de segurança altamente tecnológico, há também a proteção por parte de soldados bem treinados.
4 – Silo Global de Sementes da Esvalbarda (Svalbard Global Seed Vault)
Localizado no arquipélago de Esvalbarda, a pouco mais de mil quilômetros ao sul do Pólo Norte, é o maior cofre de sementes do mundo e abriga aproximadamente 100 milhões de sementes das mais diversas culturas alimentares da Terra, colocadas lá para o caso de acontecer um desastre global. O cofre isolado situa-se dentro de uma mina de cobre, e é defendido com portas à prova de explosões, tem sensores de movimentos, câmeras e aço com um metro de espessura reforçando o concreto. O clima único do local deve manter as sementes a salvo de qualquer desastre por séculos. O Abrigo das Sementes pode suportar terremotos de magnitude 7º, bem como um ataque nuclear. No caso de faltar energia, há um gerador instalado capaz de fornecer energia por mais de 200 anos.
5 – Cofre do JP Morgan
Cinco andares abaixo do nível da rua em Manhattan, Nova York (EUA), a caixa-forte tem o comprimento de um campo de futebol. Esse é considerado o maior cofre com ouro do mundo e pertence à instituição bancária norte-americana JPMorgan Chase & Co,. Como qualquer cofre de segurança máxima, é capaz de sobreviver a uma explosão nuclear.
Esse banco situado abaixo do chão é próximo de outro grande cofre, o Federal Reserve Bank, além de ficar perto também do Banco da Inglaterra.